O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e a Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Ministério da Educação (MEC), oferecem vagas para alfabetizador, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alfabetizador coordenador de turmas. As inscrições podem ser feitas no Deja, na sede da Semed, no Bom Parto, até 30 de outubro, de 8h até 14h.
Todas estas três oportunidades são para voluntários do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Maceió, ciclo 2014/2015. Ao participar do programa, os voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas no PBA, receberão a título de bolsa, valores que variam entre R$400,00 a R$800,00.
Os candidatos a uma vaga de tradutores-intérpretes de Libras precisam comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras) e ter experiência com o público do Brasil Alfabetizado. Já para alfabetizador coordenador o candidato precisa ter graduação em Educação, entre outras exigências.
O Programa Brasil Alfabetizado é de fundamental importância para o combate ao analfabetismo. Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, “alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever, é também contribuir para o resgate da autoestima, da cidadania e da inclusão social”, disse.
