×

Maceió

Semas vai implantar três novas unidades de Cras em Maceió

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai implantar três novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos próximos meses. As unidades serão implantadas nos bairro Bom Parto, Clima Bom e Ipioca e atenderão os moradores locais e de regiões circunvizinhas.

Atualmente, Maceió conta com 10 unidades de Cras. As novas unidades irão ampliar a cobertura direta da Secretaria de Assistência Social. “Com as novas unidades vamos ampliar a cobertura do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o Paif, e, com isso, fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Juliana Vergetti.

De acordo com a coordenadora-geral dos Cras, Denaide dos Santos Oliveira, os bairros que irão receber as novas unidades foram escolhidos por estarem fora da área de cobertura da Assistência Social e apresentarem uma alta demanda.

“Através dos dados do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, vimos que estas áreas apresentam uma demanda muito grande e são territórios descobertos diretamente pelos serviços da Assistência Social. Por isso, optamos por estes três bairros para receberem as novas unidades do Cras”, explicou a coordenadora.

Centro de Referência de Assistência Social

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua permanência nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de Proteção Básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.