A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, esta semana, um Seminário Sobre Violência Contra Mulher, no auditório do Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas (Ceap), na Pajuçara. O encontro teve o objetivo de reunir diversos setores da sociedade civil organizada para que as ações sejam fortalecidas no âmbito da garantia de direitos da mulher, rompendo assim, com as situações de violência.
O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) e a data foi escolhida justamente por integrar os dezesseis dias de ativismo feminino, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, a campanha adota o slogan “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”.
Para a secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Arcanjo, essa é uma luta constante pela igualdade de direitos, já que a violência muitas vezes começa dentro de casa e também dentro da família. “Vivemos numa sociedade machista e precisamos continuar lutando para conquistar nossos direitos. Precisamos também respeitar a nós mesmos, para que sejamos respeitadas”, disse.
Estiveram presentes ao evento a coordenadora do Creas, Aline Dantas, a presidente do CMCF, Eulina Rêgo, a representante do Centro Dra. Terezinha Ramires de Atendimento e Referência a Mulheres Vitimas de Violência Doméstica, Terezinha Ramires, a representante do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Maria Aparecida, além de representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais e estudantes.
