×

Maceió

Semas realiza seminário de atenção à população de rua em Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial, deu início ao I Seminário População de Rua: Construindo Caminhos/Virada Social. O evento tem o objetivo da construção de um plano intersetorial e interinstitucional, no qual a população em situação de rua faça parte das discussões das políticas públicas que serão voltadas para ela. O seminário foi realizado no auditório do Colégio Marista, no Farol.

Segundo o secretário Francisco Araújo, a criação do comitê de apoio à população em situação de rua foi um grande avanço para o município de Maceió. “O seminário é mais um passo que o município dá, fazendo um elo entre a população de rua e o poder público, a fim de promover ações que vão mudar a condição de vida deles”, disse.

Para a diretora de Proteção Especial da Semas, Elisangella Melo, o seminário também é um momento oportuno para se formar um movimento organizado da população de rua de Maceió.

O representante da comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas e presidente do Comitê de Apoio à População em Situação de Rua, Gilberto Irineu, afirma que se trata de um momento de avanço para a população em situação de rua de Maceió, que está discutindo com o governo municipal o caminho para a solução dos problemas existentes.

A palestra de abertura foi realizada pelo coordenador da pós-graduação em Sociologia da Ufal, Breitner Tavares, que falou do “Movimento da população em situação de rua e a construção cotidiana dos direitos humanos em Maceió”. Foram abordados também os temas: Os serviços de abordagem social e atendimento a população em situação de rua; O crack no contexto da realidade da população em situação de rua e na estratégia da redução de danos; como também foi apresentado o censo sobre a população em situação de rua em Maceió.

Nesta sexta-feira houve ainda oficinas temáticas para a elaboração de uma análise da situação da população de rua e o levantamento das ações, recursos financeiros, materiais e humanos e definição de propostas.

Participaram também da solenidade de abertura, o secretário de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, o secretário de Saúde, Adeilson Loureiro, a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Izolda Dias, a coordenadora geral do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Aline Dantas, a assistente social da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Marluce Pereira, e a representante dos usuários, Tamires Cordeiro.