Foi realizada nesta segunda-feira (12), no Senac, a aula inaugural dos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Todos os beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Cadastro Único (Cadúnico) podem se inscrever. Os interessados devem comparecer à sede do Programa Bolsa Família, localizada na Rua Barão de Atalaia, 753, no Poço, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos diversos bairros da capital.
Os cursos ofertados são: manicure e pedicure; camareira; auxiliar de limpeza; frentista; balconista de farmácia; vitrinista; cuidador infantil; modelista; e massagista. A carga horária mínima dos cursos é de 160 horas e máxima 240 horas. Todos os participantes receberão um material para utilizar nas aulas que, ao final, garantem diploma, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 4 por dia.
Para a beneficiária do programa Bolsa Família, Maria José, que se matriculou no curso de frentista, a oportunidade vai mudar sua vida. “Com esse curso poderei ingressar no mercado de trabalho. Quero aprender e colocar em prática o que me ensinarem”, disse ela.
Mais de 220 beneficiários participarão dos cursos. Ainda existem vagas disponíveis nos cursos de manicure e pedicure, cuidador infantil, vitrinista, modelista e massagista.