×

Maceió

Semas promove qualidade de vida por meio do artesanato

Há mais de dois anos a rotina de um grupo de mulheres da parte baixa de Maceió vem sendo impactada diretamente pelo incentivo à cooperação e pela descoberta de vocações. Os perfis das senhoras que hoje projetam o nome do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado para além das fronteiras do Estado, passaram de anônimos para referenciais. Por meio das atividades inclusivas, promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), muitas já se dizem realizadas.

As segundas e quartas-feiras são ‘sagradas’ no calendário semanal de 21 mulheres que formam o Motivarte, que é o grupo de mulheres artesãs do Cras Dom Adelmo. Pelo menos duas vezes na semana, elas se reúnem e dividem os dias para discutir as lições de cooperativismo – trabalhando o psicológico e o convívio coletivo das participantes – e a produção das peças feitas, cuidadosamente, à mão.

Dona Carmelita da Silva, 73 anos, participa do grupo de mulheres e de idosos do Cras do Adelmo Machado. A dona de casa ama fazer bordado no grupo Motivarte. “Mesmo com glaucoma não deixo de fazer meus bordados. Não consigo ficar parada. Há muitos anos participo desses grupos, fiz muitos amigos aqui. Sempre digo para as meninas do grupo que não devemos desanimar. Logo, logo teremos um espaço fixo para vendermos o que produzimos no grupo de artesanato”, destaca dona Carmelita.

A matéria-prima do trabalho é diversificada e vai do algodão à palha de coqueiro. As peças surgem em diferentes formas e tamanhos e da mão das mulheres maceioenses, surgem panos de prato com pinturas e bordados especiais, como o crochê. As peças de filé geralmente são as preferidas da clientela, que também encontra outras opções.

A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, lembrou dos momentos de destaque do grupo. “O Motivarte participa, regularmente, de uma série de exposições, promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em alguns centros de compras da capital. A gente fica feliz demais quando vê que essa parceira entre as secretarias trabalha pelo sucesso de vários tipos de públicos”, disse Celiany.

Em 2014, o artesanato produzido pelo Motivarte passou por uma rigorosa seleção e foi escolhido, entre 200 grupos de artesãos locais, para ser exposto em um projeto de grande visibilidade realizado pela Prefeitura de Maceió em parceira com o trade turístico. Recentemente, as peças produzidas dentro do Cras foram selecionadas pela Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) para uma exposição no Rio Grande do Sul.

“Estamos aguardando, ansiosamente, o relatório que será enviado pela Unitrabalho com o feedback que vai apresentar como foi o desempenho das peças das moças (artesãs) no Sul. O grupo só nos traz orgulho e dessa vez não será diferente. Estamos preparando novidades”, disse a coordenadora do Cras Dom Adelmo, Djane Pacheco.