Onze adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos incompletos, que integram os programas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participam de um curso de Panificação, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Poço. O curso teve início no dia 3 de novembro e termina na próxima segunda (30), com carga horária de 80 horas.
No curso de panificação básica, os alunos aprendem sobre higiene, segurança do trabalho, a função de cada ingrediente e o receituário dos pães – que é o preparo da massa de diversos tipos de pães.
A professora da área de alimentos, Marília Alves, dividiu a turma em duas equipes para facilitar o trabalho no manuseio dos ingredientes. “Aqui, eles aprendem o papel que cada ingrediente tem no preparo dos pães, assim como colocam a mão na massa para preparar as receitas que ensinamos. Eles saem do curso com uma base boa para trabalhar em qualquer panificação”, disse.
A coordenadora do programa LA, Gizelda Correia, falou da importância desse curso na vida profissional desses jovens. “Trabalhamos em parceria com o Senai, buscando sempre orientar e promover uma melhor qualidade de vida a esses adolescentes”, disse.
O programa LA possui uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, além de orientador comunitário, que tem o papel de acompanhar o adolescente na escola.
