×

Maceió

Semas promove ações contra o trabalho infantojuvenil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando, nas unidades que oferecem os serviços e os programas socioassistenciais, uma série de ações educativas contra a exploração da mão de obra infantojuvenil. As atividades acontecerão durante todo o mês de junho.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, localizado no bairro do Benedito Bentes, um dia de integração foi promovido e a unidade recebeu o grupo de teatro formado pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Bela Vista. Além da visita dos meninos e meninas que foram retirados de situações de vulnerabilidade nas regiões no antigo lixão de Maceió, o Cras também recebeu professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Muito bom poder fazer essa troca de conhecimentos e, claro, mostrar para as nossas crianças e adolescentes a importância de se combater o trabalho infantil. Mais uma vez, me sinto muito grato”, disse Abimael Melo, professor de teatro do Cras Bela Vista.

Já a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos, falou sobre a importância da cooperação entre os serviços, para o alcance de bons resultados. “Muito bom ter parceiros de qualidade e profissionais exemplares como esses. Parabéns a todos e agradecemos a participação nessa luta incansável de socialização de informações e garantia de direitos dos jovens”, destacou.

Logo após a apresentação da peça, que teve como título “Diga Não ao Trabalho Infantil”, aconteceram palestras, apresentação de vídeos e oficinas temáticas.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, ressaltou o trabalho de articulação, realizado com os equipamentos da Semas para garantir que cada vez mais crianças possam sair das situações que envolvem a exploração para fins de trabalho. “É uma situação bastante crítica e inadmissível. A gente não pode permitir que jovens sejam utilizados para fins de mão de obra comercial, se não possuem idade legal permitida para isso. Estamos sempre acompanhando, fazendo os encaminhamentos, mas a reincidência dos casos acaba nos prejudicando bastante. Agora, com a nova ferramenta que acabamos de inaugurar, vamos aumentar a fiscalização dessa prática”, destacou.

A secretária se referiu à unidade móvel do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O Peti Volante, que conta com uma equipe especializada para levar as ações sociais de inclusão aos bairros da cidade, foi inaugurado na última sexta-feira (12).

Todos os equipamentos da Semas tiveram suas atividades intensificadas para garantir que as situações de exploração sejam evitadas. Durante todo o mês, dinâmicas relacionadas ao tema também permanecerão na agenda dos centros e núcleos do SCFV.