×

Maceió

Semas promove ações ao Dia de Enfrentamento à Situação de Rua

Nesta quarta-feira (23), é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), realizou uma série de atividades que tiveram como objetivo orientar a população de Maceió sobre os direitos que devem ser garantidos a este público e incentivar às denúncias dos casos de violação.

O trabalho diário do Seas, que foca na retirada de jovens, menores de idade, da situação de mendicância nos sinais de trânsito espalhados pela capital, foi intensificado nesta quarta-feira (23) em toda a região da orla lagunar e alguns locais do Centro da cidade. Mais de dez crianças e adolescentes foram retirados de algumas situações consideradas de risco, na orla de Ponta Verde, para participarem das oficinas de pintura e, paralelamente, responderem aos questionários para a realização de diagnósticos e encaminhamentos aos serviços públicos.

De acordo com dados do Serviço, no primeiro semestre de 2014 foram identificados 113 casos de crianças e adolescentes em situação de rua em Maceió. A maioria deles, com até 17 anos de idade, possui residência fixa e acaba indo viver nas ruas devido a algumas situações de extrema vulnerabilidade encontrada no próprio lar, como por exemplo, casos de agressão, alcoolismo e uso de drogas pelos pais ou responsáveis.

Segundo a coordenadora do Seas, Priscila Guimarães, em algumas temporadas, o número de crianças na rua aumenta devido ao retorno delas quando não querem obedecer a disciplina dos pais – encontrados pelo Conselho Tutelar – e dos abrigos, quando são encaminhados para esses locais. “O que acaba atrapalhando os processos de encaminhamento à rede socioassistencial é a fuga deles aos processos de inclusão. Vale lembrar que existem dois casos: o da criança de rua, que engloba os menores que possuem residências fixas, mas acabam utilizando as vias públicas como meio de sobrevivência e as crianças e adolescentes em situação de rua, que são aqueles que por algum motivo, perderam a moradia e hoje vivem com suas famílias nas ruas”, destacou Priscila.

A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, lembra dos investimentos que vêm sendo feitos para garantir ações efetivas e bons resultados na inclusão dos jovens maceioenses aos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA).

“A prioridade do nosso trabalho é fazer o máximo pelo vínculo familiar desses meninos e meninas e fazer com que todos os direitos, que lhes correspondem, sejam garantidos. Temos disponíveis os núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalham evitando situações de trabalho infantil e demais situações de risco. O aumento do número de equipes do Seas também contribuiu para um maior número de crianças que estão fora da rua. Antes contávamos apenas com uma equipe, hoje são cinco”, enfatizou a secretária.

No momento, a Semas discute o reordenamento e a expansão das unidades de acolhimento, locais para onde são encaminhados crianças e adolescentes que perderam o vínculo com a família. Dentro das ações em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes, os profissionais da Assistência Social ainda vão realizar exposição dos quadros construídos durante as oficinas de pintura com as crianças. Abordagens serão feitas ao público e uma sessão de vídeos à noite, na orla laguna, com curtas que abordam os parágrafos do ECA, deve encerrar a programação.