A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) alerta para a importância de denunciar casos de violação de direitos contra o idoso por meio do Disque 100 – disponibilizado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Atuando como ferramenta essencial no combate às diversas formas de abuso e exploração, que também podem atingir os idosos, o contato é fundamental para que o processo de averiguação seja iniciado e, posteriormente, as devidas punições aplicadas.
De acordo com dados do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), em Alagoas, somente em 2014 foram registradas 183 denúncias de violência contra pessoas idosas. A Semas desenvolve, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), várias políticas direcionadas à atenção aos idosos maceioenses. Elas incluem: oficinas de dança, aulas de educação física, oficinas de artesanato, grupos musicais e integrações com outros órgãos públicos com a finalidade de prestar esclarecimentos sobre as leis que os protegem e oferecem outros tipos de procedimentos relacionados ao bem-estar.
Com a atuação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), a Semas oferece um serviço especializado à pessoa idosa vítima de violência, visando evitar o agravamento das situações de violação. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar.
Segundo a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, o combate a esse tipo de violência é realizado todos os dias pela Semas e é uma das prioridades da gestão. “Quando a gente vai a um núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é o local onde trabalhamos com eles, só na chegada a gente já sente como eles são animados. É essa energia e aprendizado que os idosos proporcionam que nos estilmula a desenvolver esses projetos. Cada idoso representa um valor imensurável”, informou a secretária.
Atuação
Em junho deste ano, a Semas realizou o Seminário Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Palestras e mesas redondas foram realizadas, durante o evento, para tirar dúvidas dos participantes. “Trabalhamos para alertar sobre a importância da prevenção e incentivar a denúncia de casos de violência”, ressaltou Ana Carolina Andrade, coordenadora geral de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas.
Para denunciar casos de violência contra o idoso, qualquer pessoa pode denunciar por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.
