Encontro dos membros aconteceu na quarta-feira (09)
A preocupação com a análise e com o estudo preciso dos dados colhidos durante os mais de 120 atendimentos realizados, por mês, pelas seis equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas). Esse foi um dos temas principais da reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Direcionado à População em Situação de Rua, o GT POP. O encontro dos membros aconteceu na quarta-feira (09), na sede do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Em mais uma reunião do grupo que monitora as ações executadas em favor da população em situação de rua da capital em vários setores, como educação, saúde, moradia e outros, o psicólogo do Seas, Lucas Rocha, discursou sobre a modernização das estratégias de mapeamento dos perfis da população que se encontra em vulnerabilidade nas vias públicas. Segundo Lucas Rocha, essa metodologia vem sendo adotada pelas equipes da Abordagem Social para a garantia de bons resultados nos encaminhamentos desse público às políticas socioassistenciais.
“Estamos trabalhando com ferramentas de tecnologia, disponibilizadas por mecanismos de busca utilizados no acesso à internet. O trabalho se concretiza da seguinte maneira: os profissionais que atuam nas abordagens junto aos usuários lançam os dados contidos nas fichas de atendimento e relatórios mensais direto numa ferramenta disponibilizada na web que, automaticamente, são analisados e, posteriormente, viram gráficos e nos dão uma ideia de alguns perfis de pessoas e áreas que se encontram em situação de risco”, disse Lucas Rocha.
No processo de modernização, que está em fase de teste, através de um formulário online que pode ser preenchido no momento do atendimento na rua, pelo smartphone, os profissionais da Assistência Social mapeiam as características das famílias que fazem das vias públicas locais de moradia e arquivam dados que serão utilizados depois dos encaminhamentos prioritários. O formulário contém 12 páginas e cerca de cinco campos específicos em cada uma delas.
Os gráficos com os resultados também servem de base para que os membros do GT POP acionem o serviço público carente para aquela população indicada. Além das novas técnicas para a coleta de dados, os estudos dos casos que já foram atendidos pelo Seas também foram discutidos durante a reunião do GT POP. Para a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, mesmo em fase de teste, a modernização já traz excelentes resultados. “Por meio da modernização, as equipes trabalham mais integradas e conseguem dar uma resposta mais eficiente no atendimento à população em situação de rua”, ressaltou.
A secretária Juliana Vergetti lembra ainda que a Semas disponibiliza um número para que a população contribua com o trabalho realizado pela Secretaria em benefício da população em situação de rua. Por meio do telefone 0800 284 8048, das 8h às 17h, qualquer cidadão pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital. Dessa forma, as equipes dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializados em População em Situação de Rua, os Centros Pop, são acionadas a demanda apresentada.
