×

Maceió

Semas leva ações de saúde e cidadania para mulheres

As pessoas que passaram pela Rua do Comércio nessa terça-feira (06) tiveram a chance de participar da Mobilização pela Saúde da Mulher Negra. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), por meio das coordenações de Política da Igualdade Racial e da Mulher.

A iniciativa teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a implantação de políticas públicas para as mulheres negras nas áreas de saúde e cidadania, além de repassar orientações jurídicas para as mulheres vítimas de violência doméstica.

Na área da saúde, foram realizados cerca de 150 exames de glicemia que verificam a taxa de glicose (açúcar) no sangue para assim detectar a incidência de diabetes tipo II, já que as mulheres negras têm 50% a mais de chances de desenvolver a doença, de acordo com informações de especialistas da Secretaria de Atenção à Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

As mulheres receberam orientações sobre a anemia falciforme, que é uma doença hereditária cuja prevalência é maior na população negra, sendo o Brasil um dos países que apresentam o maior número de mortalidade. As mulheres com anemia falciforme têm mais risco de abortamento e complicações durante o parto.

Os exames para detectar hipertensão arterial (pressão alta) foram realizados por profissionais e estudantes da Unit. “Não houve limite para a aferição da pressão arterial”, destacou a coordenadora da Mulher, Daniela Lamenha.

Daniela disse ainda que foram feitos encaminhamentos de exames de citologia e mamografia para as mulheres atendidas na mobilização que devem procurar as unidades de saúde para a realização dos testes.

As mulheres também foram orientadas sobre as formas de combater e denunciar a violência doméstica no sentido de procurar os órgãos de defesa e garantia de direitos como o Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, Ministério Público e ouvidorias de instituições públicas e privadas.