×

Maceió

Semas inicia atividades do programa Projovem Adolescente

Apresentação contou com a apresentação de flauta doce

O programa Projovem Adolescente foi iniciado, nesta segunda-feira (21), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Normande, localizado no Conjunto José da Silva Peixoto (Jacintinho). A solenidade de abertura contou com a apresentação de flauta doce, do grupo de crianças do Cras Denisson Menezes.

O Projovem Adolescente é um programa federal destinado a jovens de 15 a 17 anos, que visa promover a inserção, reinserção e permanência deles no sistema educacional, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano, como também pretende criar mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária.

Em Maceió, serão iniciadas 18 turmas, sendo três em cada Cras. Os jovens participarão de encontros e oficinas abrangendo as áreas de cidadania, cultura, arte, lazer e meio ambiente, nos quais poderão pesquisar, estudar e debater sobre esses temas. A carga horária do programa é de 1.200 horas.

O Projovem atenderá a jovens de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e de medidas de proteção, além de programas de combate ao abuso e a exploração sexual.

A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Arcanjo, destacou a importância desse novo programa na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “Esse programa trabalhará o resgate da cidadania desses jovens, como também será de grande ajuda para que eles tenham uma profissão e sejam inseridos no mercado de trabalho. Que vocês aproveitem essa oportunidade, para que tenham uma vida e um futuro melhor”, disse.

A coordenadora do Cras, Andréia Queiroz, mostrou a satisfação de contar com mais esse programa para atender aos adolescentes. “Nosso ideal é de que esses jovens possam crescer aqui dentro e possam levar esse conhecimento para fora do Cras, a fim de serem multiplicadores”, salientou.

As inscrições ainda podem ser feitas nos seis Cras, espalhados pelos diversos bairros da capital. Os documentos necessários são: cartão do Bolsa Família, Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável.

O Cras Cacilda Sampaio, localizado no Vergel, também teve as atividades do Projovem iniciadas nesta segunda-feira.