×

Maceió

Semas forma novos jovens multiplicadores de lições sociais na capital

O Projeto ‘Informar Para Transformar’ da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que forma jovens multiplicadores de lições sociais, chega ao bairro da Santa Lúcia. Vinte alunos do 7º ao 9º ano das Escolas Estaduais Gilvânia Athaíde e Jaime Amorim Miranda estão sendo acompanhados por técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia para se tornarem agentes multiplicadores de informações na sua comunidade, escola e família.

Durante toda essa semana, os jovens vão assistir várias palestras que abordarão diversos temas, como o abuso e a exploração sexual, bullying, violência doméstica, Lei Maria da Penha, adolescência e sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, violência contra o idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais temas relacionados.

De acordo com coordenadora do Creas Santa Lúcia, Rosiná Assis, foram escolhidos adolescentes que têm espírito de liderança e facilidade de falar em público, pois segundo Assis, eles serão agentes multiplicadores do que aprenderam. “O objetivo é que esses meninos e meninas conheçam as leis associando com as violações de direitos, e dessa forma se tornem agentes multiplicadores e no futuro também não sejam violadores de direitos”, destacou a coordenadora.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, o Projeto Informar Para Transformar tem uma grande importância dentro das comunidades. “Os técnicos dos Creas estão levando para os jovens o conhecimento de seus direitos e deveres. Este conhecimento fará diferença na vida deles, visto que a informação é a base para a garantia de direitos de qualquer cidadão”, disse Rocha.

A equipe técnica do Creas Santa Lúcia preparou cartilhas destacando os temas abordados nas palestras, que farão de parte de um kit com livros e revistas que serão entregues aos participantes no encerramento do projeto.

O Projeto Informar Para Transformar – que tem como objetivo a formação de jovens multiplicadores de lições sociais e a abrangência de ações inibidoras do preconceito dentro e fora do ambiente familiar – está capacitando centenas de jovens de vários bairros que abrangem os Centro de Referência Especializado de Assistência Social da capital.