×

Maceió

Semas faz mobilização no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

A data de 12 de junho é reconhecida mundialmente como o Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Para dar destaque a essa data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolveu ações no sentido de despertar uma sensibilização da sociedade sobre o tema.

Uma equipe de técnicos da Semas fez ação itinerante no cruzamento próximo ao Terminal Rodoviário, localizada no bairro do Feitosa. A equipe realizou panfletagem nos semáforos e também abordou pessoas que circulavam no local para distribuir material informativo sobre a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil na capital. Além disso, crianças do Peti fizeram apresentações esportivas durante a atividade.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Elma Liliane, as atitudes de mobilização que vêm sendo feitas pela gestão repercutem num maior envolvimento por parte de toda população. “Vem crescendo muito o número de denúncias e, com isso, com o empenho do poder público, os casos do uso de mão de obra infantil na cidade vem diminuindo”, destacou.

Já nesta terça-feira (12), Maceió, como outras cidades brasileiras, fez um alerta sobre o tema. Desta vez, as atividades aconteceram no calçadão do comércio. A coordenadora do Peti, Eunice Novaes, e a coordenadora dos Creas, Roseane Farias, levaram suas equipes para panfletagem. Houve ainda apresentação do Grupo de Capoeira e Maculelê do Mestre Besouro, que atua no Peti Orla Lagunar. Profissionais da Semas fizeram seis abordagens de crianças, sob a coordenação da equipe do centro especializado em abordagem social.

Durante a abordagem de crianças em situação de trabalho infantil, acontece a identificação do adulto que acompanha a criança (pais ou aliciadores), em seguida procede-se a uma avaliação do que levou a criança a trabalhar e depois é feito o encaminhamento para o programa social em que se enquadra a criança e sua família.

PREVENÇÃO

Nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a exemplo Creas Paefi, localizado no bairro da Santa Lúcia, educadores sociais e demais equipes de profissionais vão a escolas públicas e instituições não apenas para divulgar o serviço, mas também para colaborar com processo educacional de crianças e adolescentes. Na proposta são trabalhados temas como bullying, drogas, trabalho infantil e gravidez na adolescência, voltados à conscientização preventiva. São ações socioeducativas que fazem uso de interação lúdica, a exemplo das artes cênicas e teatro de fantoches.