×

Maceió

Semas faz capacitação sobre manipulação de alimentos

A Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Assistência Social (CGTEPAS), realizou nesta quarta-feira (29) uma capacitação para coordenadores e manipuladores de alimentos que trabalham nas unidades socioassistenciais.

O treinamento teve o objetivo de qualificar os profissionais de acordo com as normas técnicas de procedimentos, visando à manipulação correta dos alimentos, evitando assim o desperdício. As palestras foram realizadas pelas nutricionistas Chiara Tenório e Prazeres Cavalcante, que abordaram o controle de entrega dos gêneros alimentícios e apresentaram os novos cardápios para o ano de 2015.

Segundo a coordenadora de nutrição da Semas, Isabel Gazzaneo, a capacitação foi feita para garantir a padronização de cardápios nas unidades da Semas. “O cardápio é padronizado, mas é perfeitamente adaptável, de acordo com realidade e o gosto dos usuários de cada unidade. O objetivo principal é ofertar um alimento seguro e aceitável para o usuário em vulnerabilidade social”, explicou a coordenadora.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou a importância desse treinamento para as técnicas, que trabalham diariamente nos programas sociais. “Somente capacitando os coordenadores e os manipuladores de alimentos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos núcleos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVC) e nas unidades de acolhimento da Semas é que poderemos oferecer refeições mais saudáveis e nutritivas para nossos usuários”, falou a gestora.

Outras capacitações estão sendo programadas pela equipe de nutricionistas da Semas. O próximo treinamento será sobre preparo de alimentos, que acontecerá em todas as unidades do órgão.