A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) e Serviço Social da Indústria (Sesi), encerraram o curso de manipulação de alimentos, oferecido por meio do programa Cozinha Brasil, contemplando 34 profissionais que atuam nos programas sociais da Semas. Elas receberam o certificado de conclusão do curso entregue, pelo secretário Municipal de Assistência Social, Francisco Araújo. A capacitação teve início na última terça-feira (27), na unidade Vila Olímpica do Sesi, localizada no bairro da Cambona.
As aulas foram realizadas numa sala onde está instalada uma cozinha equipada para a aprendizagem adequada. A capacitação ministrada por nutricionistas do programa Cozinha Brasil, contou também com o acompanhamento da equipe de nutrição da Semas. Nessa ação, foram disponibilizados materiais como: toucas, avental e um livro com mais de 100 receitas, que ensinam como usar de forma integral os vários tipos de alimentos.
Higienização, armazenagem adequada e noções básicas sobre valor nutricional dos alimentos são alguns dos aspectos que foram trabalhados durante o curso. Para os responsáveis pelo setor de nutrição da Semas, o foco principal dessa atividade é promover o aproveitamento mais abrangente dos alimentos, evitando desperdício, e economizando gastos.
O encerramento do curso contou com a participação do coordenador do Cozinha Brasil, Rogério Nonô, do secretário da Semas, Francisco Araújo, e da nutricionista de Semas, Viviane Torres, que falaram da importância da parceria e o que ela vem agregar de positivo para as profissionais da Semas. O secretário destacou que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas que ainda convive com o desperdício, e que essa realidade precisa mudar. “Através dessa qualificação, vocês poderão melhorar o serviço prestado nas nossas unidades sociais, como também levar o aprendizado para suas vidas”, ressaltou.
Para a manipuladora de alimentos Josina Isabel, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Teresinha Normande, o curso foi uma grande oportunidade de aprender como preparar certos alimentos, “vou colocar em prática onde trabalho e também em casa. Aprendi como higienizar e descongelar os alimentos, o que antes eu fazia de forma errada”, falou.
Com essa ação, a Semas já se prepara para elaborar o cardápio 2012 que será implantado nos abrigos, nos Cras, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), e nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Além das manipuladoras da Semas, também participaram do curso diversas usuários dos Cras.
