×

Maceió

Semas e Proerd capacitam crianças sobre prevenção às drogas

Através de uma parceria com a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) realizou, de março a dezembro de 2011, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti Fernão Velho), ações voltadas à prevenção do uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas escolas.

A iniciativa, denominada Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é desenvolvida pelas Polícias Militares do Brasil através dos Batalhões de Policiamento Escolar, onde são ministradas palestras e atividades diversificadas, voltadas à prevenção. No bairro de Fernão Velho o programa envolveu não apenas as crianças e adolescentes do Peti, mas também todos moradores.

O encerramento do Proerd, realizado nesta quarta-feira (14), foi marcado por diversas atividades, entre elas: apresentação da banda da PM, grupos de animação infantil, demonstração do BOPE com cães farejadores, e apresentações culturais. Além disso, foram entregues certificados que simbolizavam a conclusão do curso ministrado pelo Proerd.

Além das cento e trinta crianças do Peti, estiveram presentes ao evento o secretário da Semas, Francisco Araújo, a coordenadora do Peti Fernão Velho, Gláucia Oliveira, representantes da PM, lideranças comunitárias, empresas parceiras e a comunidade em geral.

Para o secretário, a parceira foi muito produtiva, pois despertou a conscientização entre o público infanto-juvenil. “O papel da assistência é criar nesses meninos uma cultura que rejeite o uso de drogas. A ideia é buscar uma mudança de pensamento nessas gerações”, disse.

Segundo Gláucia Oliveira, o programa foi abrangente, pois envolveu toda população do bairro, de março a dezembro. Além das palestras, diversas ações aconteceram simultaneamente, a exemplo de atividades no posto de saúde do local (vacinação e orientações sobre saúde); CadÚnico (cadastro para incluir a população no Bolsa Família), atividades esportivas, dentre outras. “Essa parceria, com certeza, foi muito positiva para toda comunidade”, ressaltou.