×

Maceió

Semas e MP discutem combate ao trabalho infantil nas ruas de Maceió

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió , do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Tutelar e da Polícia Militar voltaram a discutir, na quinta-feira (10), a exploração de crianças nas ruas de Maceió. Durante a reunião foram traçadas metas para coibir o trabalho infantil no município.

Inicialmente, serão identificadas as crianças que estão nas ruas da capital e são exploradas pelos pais ou responsáveis e que também estão sendo assistidas por programas sociais. Também serão identificadas as crianças que estão nas ruas e são exploradas por terceiros.

Segundo o promotor de Justiça Luís Medeiros, a suspensão do poder familiar será uma das medidas tomadas, caso seja comprovada a exploração. “Após a identificação, será realizada uma visita a cada família, para analisar a situação de cada criança e posterior encaminhamento de relatório para a Promotoria, a fim de serem tomadas as medidas cabíveis”, disse.

De acordo com o secretário Francisco Araújo, após a ação documental será realizada uma ação educativa com os demais órgãos envolvidos, nos locais de maior concentração, para combater o trabalho infantil. “Além do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que traça ações para combater e erradicar a exploração de crianças e adolescentes, a Semas está ampliando o Programa de Erradicação do Trabalho com mais um núcleo no Lar São Domingos, que vai atender as crianças do Jacintinho, aumentando a capacidade para o atendimento de 300 crianças”, salientou.

A próxima reunião está marcada para o dia 22, com todas as instituições que participaram da ação nas ruas da capital.