A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) convocou, nesta quinta-feira (3), uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Conselho Tutelar para avaliar o crescente número de famílias nas ruas, como também a exploração de crianças por adultos. A reunião teve o objetivo de traçar metas e ações para coibir o trabalho infantil.
Segundo o promotor de justiça Luís Medeiros, o MP está preocupado em avaliar os pontos negativos para saná-los, no sentido de que as crianças que estão nas ruas não fiquem mais nas ruas, porque lugar de criança é na escola.
De acordo com o secretário Francisco Araújo, os técnicos da Semas fizeram um levantamento que constatou um aumento do número de famílias na ruas nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. “Essa reunião foi convocada principalmente porque, com o aumento do número de famílias na rua, há o aumento de crianças sendo exploradas. Por isso vamos trabalhar em parceria com MP e com outras em instituições nesses locais de maior concentração, para combater o trabalho infantil”, afirmou.
O Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil – Lançado pela Semas no mês de dezembro, apresenta as diretrizes, para os próximos quatro anos, para combater e erradicar a exploração de crianças e adolescentes. O documento traz um histórico do trabalho infantil em Maceió, com dados dos núcleos socioeducativos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Também define ações integradas que devem ser efetivadas, além de apresentar o cronograma de execução dessas ações e definir as responsabilidades dos parceiros, que atuam na defesa da criança e do adolescente.
