A Diretoria de Proteção Social Básica e Transferência de Renda (DPSBTR) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quarta e quinta-feira (10 e 11) uma capacitação para os técnicos que atuarão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bebedouro e Cidade Sorriso, inaugurados na última semana. A capacitação foi direcionada para assistentes sociais, psicólogas, administradores, cadastradores e pessoal de apoio administrativo.
Os técnicos dos Cras tiveram noções da política de assistência social, do que é o Cras, das atividades desenvolvidas e dos programas sociais e serviços oferecidos pelo centro, como os programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, esses profissionais tiveram a oportunidade de conhecer dados sobre a pesquisa de diagnóstico social nas áreas de abrangência dos Cras.
A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais e técnicas do Cras Adriana Barros e Adriana Lins. Segundo Adriana Barros essa capacitação ajudará os novos técnicos a entender melhor o funcionamento do Cras, e como consequência poderão dar um atendimento de qualidade aos usuários do centro.
Em Maceió, existem oito Cras localizados em áreas de vulnerabilidade social. Nesses novos centros localizados em Bebedouro e no Conjunto Cidade Sorriso, a comunidade poderá participar de grupos de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, com atividades especificas voltada para cada faixa etária, como também participarão de cursos profissionalizantes. A novidade do Cras Bebedouro é que um centro profissionalizante também foi inaugurado, e oferecerá diversos cursos para a população local.