×

Maceió

Semas capacita servidores do Bolsa Família e do Cadúnico

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma capacitação para 80 servidores do Programa Bolsa Família e Cadúnico. O objetivo foi socializar as informações que o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) repassa para os gestores, para que, a partir de 2010, os servidores dos programas possam trabalhar de acordo com o formato e com as exigências do MDS. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Matsubara, em Cruz das Almas.

O método utilizado na capa-citação dos servidores foi a videoconferência, sendo que as coordenações do Bolsa Família, Cadúnico, Ações Complementares, Saúde, Educação e também da Caixa Econômica Federal(CEF) fizeram as considerações de acordo com a passagem de cada vídeo. Os representantes de cada coordenação tiraram as dúvidas e acrescentaram algumas informações.

O representante da CEF falou do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), que é utilizado pelos servidores do Bolsa Família e Cadúnico para conhecer a situação cadastral de cada beneficiário, como também para saber se o beneficio está bloqueado ou não.A secretária adjunta de Saúde, Rita Leone, falou das condicionalidades da saúde.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Arcanjo, a capacitação é uma oportunidade de se atualizar e também de aprender a trabalhar em equipe. “Estamos capacitando nossos servidores para melhor atender nossos usuários e assim motivá-los da melhor forma possível”, disse.

A coordenadora geral do Bolsa Família, Taciana Veloso, falou da importância da capacitação para os funcionários dos programas sociais. A Semas reestruturou o Cadúnico, já que houve uma separação das coordenações do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “É através do Cadúnico que as pessoas faz o primeiro cadastro para, só assim, detectar o perfil delas e, assim, inseri-las em algum programa social”, disse.

Estiveram presentes à capacitação o secretário-adjunto da Semas, Francisco Araújo, e o coordenador geral do Cadúnico, Filipe da Matta.