Por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social Maceió de (Semas), foi promovida uma oficina que abordou o tema: “As pessoas com deficiência no Brasil e as interfaces das políticas públicas”. A ação reuniu diversos profissionais dos programas sociais da Semas e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no bairro de Jaraguá. A iniciativa contou com a parceria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e da FMAC.
O principal o objetivo da capacitação é aperfeiçoar o grupo de profissionais de forma continuada para que seja ofertada uma melhor qualidade nos serviços prestados e, nesse caso, especialmente à pessoa com deficiência. Segundo a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Assistência Social, Ana Cristina, além de capacitar, o encontro foi construído com a perspectiva de sensibilizar a equipe de servidores para que seja elaborado um plano de trabalho voltado à acessibilidade dos portadores de deficiência.
A explanação temática proferida pela assistente social e assessora do CMPD, Danielle Virtuoso, apresentou o contexto histórico da pessoa com deficiência no Brasil. Na sequência foram abordados os direitos da pessoa com deficiência e as interfaces com as políticas públicas. O conteúdo seguiu apoiado nas áreas de assistência social, educação, saúde, habitação e reabilitação, transporte e trabalho, e também na atuação das organizações não-governamentais (ONGs) que assistem pessoas com deficiência em Maceió e do CMPD.
Durante a oficina foram realizadas dinâmicas de grupo, além de um grande debate sobre o tema exposto.
