×

Maceió

Semas adota medidas para diminuir risco de contágio pelo coronavírus

Em virtude do aumento de casos de Covid 19 em Alagoas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) adotou medidas para redução de riscos de contaminação entre os servidores e usuários que procuram o órgão.

A partir da próxima segunda-feira (15), os servidores passarão a trabalhar em regime de plantão e rodízio. Os servidores do grupo de risco e todos aqueles que estiverem fora das unidades devido ao sistema de rodízio, deverão fazer teletrabalho.

Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, essas medidas estão sendo tomadas como forma de contenção de uma escalada de infecções, com o objetivo de que as atividades da secretaria não sejam paralisadas e consequentemente afete o atendimento à população. “Todas as unidades passarão a dividir as suas equipes, diminuindo o risco de contágio entre profissionais e usuários”, disse.

Todas as unidades da Semas priorizarão o atendimento remoto por telefone, WhatsApp, e-mail, e por agendamento. Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os atendimentos presenciais serão direcionados para situações especificas e urgentes a serem determinadas, em cada momento, pela Diretoria de Proteção Social Básica e Transferência de Renda. As unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão atividades externas dos serviços e programas vinculados suspensas.

Unidades priorizarão o atendimento remoto por telefone, WhatsApp, e-mail, e agendamento
No Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e na sede do Cadastro Único(Cadúnico), os atendimentos diários realizados, deverão se restringir a situações especificas e urgentes e nos casos prioritários de demanda de benefícios eventuais. O atendimento dos Cras, Casa e sede do Cadúnico, será das 8h às 15h.

Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o atendimento e acompanhamento do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos vítimas de violência (PAEFI) estará restrito a demandas específicas identificadas pelas equipes técnicas ou mediante prévio agendamento telefônico.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) funcionará em sistema de plantão, e condicionado à demanda específica e evolução da situação de pandemia, de forma que seja conciliada a resposta às necessidades essenciais da população em situação de rua com a preservação da saúde dos servidores.

Os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e unidades de acolhimento institucional também funcionarão, com ajustamento dos níveis de atendimento como forma de evitar aglomerações. Os servidores que atuam nessas unidades deverão tomar medidas e cuidados quanto à prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da Covid-19 junto ao público usuário do serviço, atendendo a todas as recomendações expedidas pelos órgãos competentes.

O atendimento dos Creas e Centros POP será das 8h às 14h. O atendimento na sede da Semas, localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no Poço, será das 8h às 15h, também com regime de plantão e rodízio de servidores.