O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, participou do 1° Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA). O evento foi promovido pela Universidade Federal de Sergipe, através do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-UFS).
Durante a solenidade de abertura do evento, que teve por objetivo debater o urgente papel da informação, da comunicação e da mídia no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos, o secretário destacou a importância do evento. De forma descontraída, lembrou dos tempos quando iniciou sua militância no movimento ambiental.
“”Fico imensamente feliz ao perceber quanto diferente é o olhar e o tratamento que se dispensa hoje à questão ambiental. Vemos hoje profissionais dos mais variados segmentos pensando o meio ambiente. Quando começamos nossa militância ambiental, aqui nos corredores da Universidade Federal de Sergipe, meio ambiente era coisa de meia dúzia de biólogos, vistos como bichos-grilos. Hoje, há toda uma interdisciplinaridade, há a produção técnica e intelectual de setores diferentes da produção do conhecimento, o que vem contribuindo para a ampliação da importância e necessidade de preservação do meio ambiente””, afirmou o secretário.
Ainda durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório da reitoria do campus de São Cristovão, o vice-reitor da UFS, professor Ângelo Antonielle, enfatizou a importância do encontro para a difusão da comunicação ambiental e da consequente expansão de uma consciência ambiental. Assim como o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente nos últimos anos.
Conferencista
A conferência do primeiro dia do EICA foi realizada por uma das maiores referência em geografia e meio ambiente, o pesquisador-doutor do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do livro “A globalização da natureza e a natureza da globalização”, o geógrafo Carlos Walter Porto Gonçales.
Carlos Walter iniciou sua fala lembrando que ele, juntamente com o secretário Genival Nunes e um grupo de outros estudiosos e ambientalistas, foram responsáveis por dois fundamentais documentos de política ambiental no Brasil. São eles: o documento do núcleo de meio ambiente do Partido dos Trabalhadores, e do texto do programa de meio ambiente do então candidato à presidente da República na primeira campanha eleitoral, Luís Inácio Lula da Silva.
