A Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio do Município de Maceió (Semarhp), promoveu, no prédio da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp), o sexto Treinamento Introdutório para os estagiários que passam a integrar o serviço público municipal.
Organizado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Núcleo de Atendimento Psicossocial, o treinamento mensal é dividido em três módulos e tem o objetivo de direcionar e informar aos novos estagiários o funcionamento dos órgãos, secretarias e superintendências muncipais, noções comportamentais e informações inerentes ao funcionalismo e administração públicos.
A psicóloga do Núcleo Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos da Sermarhp, Marileide Maria da Silva, iniciou com a apresentação do organograma municipal, relação interpessoal, visão comportamental e ética que o servidor público deve ter. Explicou ainda a importância da qualidade no atendimento ao público interno ou externo e como ter uma apresentação pessoal correta no ambiente de trabalho.
“A inserção destes novos estagiários na Prefeitura de Maceió é o início de uma carreira que poderá ficar marcada, com a possibilidade de novos rumos e novas experiências profissionais e o nosso dever é mostrar e compartilhar as nossas experiências positivas atrelada ao compromisso da execução de um trabalho correto que cada um deve ter” ressaltou a psicóloga.
No segundo momento, a estagiária do Núcleo Psicossocial da Semarhp, Júlia Lira, abordou a função jurídica, o papel do estágio, regimento, competências, direitos e deveres do estagiário, sendo todas essas questões baseadas na Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Este foi o último Treinamento Introdutório no qual Júlia Lira, participou enquanto estagiária.
“Eu me senti realizada no trabalho que exerci. Gostaria que todos entendessem como é grande a oportunidade que o estágio oferece na preparação para o mercado de trabalho. Minha experiência dentro do município foi muito rica e produtiva e ainda tive uma excelente profissional para seguir no trabalho exercido. Só tenho a agradecer”, destacou Júlia Lira.
O treinamento encerrou com uma troca de opiniões e expectativas de como cada um dos presentes realizará o seu trabalho no Município. “A sensação de fazer algo pelo servidor, contribuir de alguma forma com a sociedade, a sensação de dever cumprido é o que me motiva no trabalho. Ter a oportunidade de contribuir com a teoria vista na faculdade, poder colocá-la em prática e assim trabalhar na melhoria do serviço público é muito gratificante” disse Jailson dos Santos, estagiário do Setor de Divisão de Apoio, Logístico e Atendimento (DALA) da Semarhp.
