×

Maceió

Semarhp apresenta trabalho realizado em parceria com FGV

A Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarph), por meio de sua Diretoria de Recursos Humanos, apresentou nesta quarta-feira (11), no prédio da Escola Municipal de Governo (EMGESP) o resultado do estudo realizado em parceria com a equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) acerca da análise dos fluxos de trabalho relativos à Folha de Pagamento e Recursos Humanos do Município de Maceió.

Com o objetivo de garantir a qualidade das informações nos processos, os consultores da FGV mapearam os processos de trabalho centralizados na Semarhp e a partir disso, juntamente com a equipe técnica desta Secretaria, visitaram 16 dos órgãos municipais realizando o mapeamento dos fluxos atuais para poder assim, identificar as possíveis melhorias nos processos e unir de forma efetiva Recursos Humanos e sistema municipal da Folha de Pagamento. Após avaliar as particularidades e os principais itens do estudo, montou-se um fluxo aprimorado das ações a serem desenvolvidas no Município de Maceió, com foco na racionalização e padronização das atividades visando o aumento da eficiência operacional. Os gestores de RH das secretarias e superintendências visitadas inicialmente, foram convidados a participar da reunião no intuito de continuar o trabalho desenvolvido por cada um deles em um novo modelo de gestão processual e procedimental.

A secretária-adjunta da Semarhp, Fabiana Toledo, enfatizou a importância de cada um no desenvolvimento deste projeto. “Não estamos construindo nada sozinhos, este é o primeiro passo que estamos dando juntos na concretização de um novo modelo de gestão da vida funcional e financeira dos servidores Públicos do Município de Maceió, ação que só está sendo possível devido ao empenho e envolvimento de todos os presentes”, disse a gestora

Logo após, as consultoras da FGV, Maria Fernanda Leite e Maria Aparecida Bernardo, falaram sobre a receptividade positiva que tiveram no município em cada visita e sobre a percepção de crescimento notório obtida na avaliação da primeira etapa do projeto. “Os órgãos municipais visitados, Semarhp e FGV, mapearam o que era feito, analisaram o que se faz atualmente e ao estudar os conceitos, já percebiam o que realmente necessitava de um redesenho. Este trabalho fortificou objetivos, conceitos e o entendimento da ação contínua na prefeitura” concluiu Maria Fernanda.

Para iniciar a parte prática, a Diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Nilse de Lima Palmeira, apresentou os resultados atingidos, explicou como seria a dinâmica da reunião e seu objetivo. “A padronização dos processos beneficia não só a prefeitura, mas principalmente o servidor. Com este novo fluxo, algumas etapas serão eliminadas e os Recursos Humanos terão uma maior autonomia” falou Nilse Palmeira.

Estiveram presentes os gestores de Recursos Humanos das seguintes Secretarias Municipais: Finanças (SMF); Assistência Social (Semas); Saúde (SMS); Infraestrura e Urbanização (Seminfra); Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); Educação (Semed); Procuradoria Geral do Município (PGM); Promoção de Turismo (Semptur); Habitação (SMHPS); Proteção ao Meio Ambiente (Sempma); Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSCC); Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU); Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev) e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).

Representantes das secretarias presentes se dividiram em quatro grupos, no qual cada um deles contou com a presença de um facilitador da Semarhp para apresentar e dirimir as dúvidas sobre os processos de trabalho abordados. Ao final do estudo no debate de cada grupo, os gestores de Recursos Humanos deixaram visível a satisfação em ter projetado este novo fluxo de padronização contribuindo para o progresso na Administração Pública.

Na segunda etapa, estas mesmas secretarias, superintendências e Iprev, junto com a Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) e o Gabinete do Prefeito (GP), participarão na próxima quarta-feira (18), também no prédio da EMGESP, da criação efetiva do fluxo de manutenção e controle da Folha de Pagamento, assim como procedimentos para manutenção e consulta da legislação pública municipal que estará disponível em um ambiente centralizando, público e de fácil acesso.