Equipe do IMA visita lixão de Rio Largo
Uma equipe composta por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e diversos membros da Prefeitura Municipal de Rio Largo, visitaram na manhã desta quarta-feira (5) o lixão da cidade para verificar ações que estão sendo feitas para diminuir a concentração e reprodução dos urubus de cabeça preta (Coragyps atratus) no local.
Um relatório elaborado pela Infraero em parceria com a Universidade de Brasília informa que existem três áreas de concentração de urubus que aumentam o risco de acidentes aéreos com os aviões que transitam pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, sendo uma delas no município de Rio Largo, e duas delas no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.
Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (3), os órgãos municipais informaram que já começaram a tomar providências, como a escavação de valas no lixão, e o recolhimento dos resíduos espalhados na via urbana. “Essa visita teve o intuito de verificar a realização dessas ações e dar orientações ao município”, afirma a gerente de Projetos e Saneamento da Semarh, Elaine Melo, que confirma que a Prefeitura de Rio Largo já iniciou os trabalhos no lixão.
No momento, os resíduos estão sendo movidos e compactados em uma vala pré-existente. Com a visita técnica, ficou acordado que essa etapa seria complementada por uma camada de areia para impedir a alimentação das aves. O município informou ainda que está negociando a contratação de profissionais para que sejam feitos estudos sobre a escavação da segunda vala.
Elaine Melo informou ainda que o município tem até o ano de 2014 para o encerramento das atividades do lixão e a abertura do seu aterro sanitário, e que as medidas tomadas no momento são de caráter emergencial, devido ao relatório da Infraero. A criação do aterro implica em ações de educação ambiental para a população do município, que também são indicadas para os moradores do Benedito Bentes, onde não foi constatada nenhuma providência em relação aos resíduos que atraem os urubus.
Uma nova reunião deverá ocorrer na próxima segunda-feira (12), onde os órgãos municipais apresentarão um plano de ações para sanar esse problema de segurança no aeroporto.
