O Estado de Alagoas vai sediar pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de novembro, o XX Congresso Brasileiro de Meteorologia (XX CBMET), que vai debater o tema “Desafios do Monitoramento Meteorológico”. O evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A programação completa está disponível em www.cbmet2018.com.br.
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos meteorologistas, contando ainda com um estande para exposição das atividades executadas diariamente acerca do monitoramento do tempo, clima e nível dos rios em Alagoas.
O XX Congresso Brasileiro é realizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e terá em sua programação palestras e painéis de discussão por especialistas nacionais e internacionais sobre temas de grande relevância para o entendimento dos fenômenos meteorológicos.
A programação do congresso conta a exposição, no estande da Sala de Alerta, de uma estação hidrometeorológica usada para medir o nível dos rios e a quantidade de chuva. Os meteorologistas Vinícius Pinho, Henrique Mendonça e Isa Rezende estarão à disposição do público para explicar as atribuições da equipe em Alagoas. A visita aos estandes do XX CBMET é aberta ao público das 8h30 às 19h.
O coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, considera o congresso uma realização importante para o Estado. “Um dos principais motivos é a troca de experiências com todo o Brasil, além das instituições internacionais. A comunidade meteorológica em Alagoas poderá conhecer e aprender mais sobre a grande diversidade de estudos sobre a previsão climática. É também uma excelente oportunidade de divulgação do nosso trabalho”, explica o meteorologista.
