A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou nesta quinta-feira, 29, à Defesa Civil Estadual diversos equipamentos que fazem parte do projeto Hidrochuv, responsável pelo estudo dos impactos das mudanças climáticas na região da bacia hidrográfica do rio Paraíba.
A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre os dois órgãos, com vistas a uma ação mais efetiva de monitoramento das chuvas na área da bacia.
Durante a solenidade, ocorrida no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Trapiche, foram entregues seis computadores (desktop), uma impressora multifuncional e um aparelho GPS portátil.
Ainda foi instalada na sede do Comando uma televisão de 42 polegadas, que auxiliará no monitoramento de imagens recebidas de satélite, permitindo aos técnicos da Defesa Civil o acompanhamento ininterrupto das chuvas, sobretudo nos fins de semana.
Atualmente, o órgão recebe os boletins diários da Diretoria de Meteorologia da Semarh, além dos avisos emergenciais, caso seja verificada a possibilidade de eventos extremos, como a queda de uma grande quantidade de chuva num curto espaço de tempo.
A maior parte do trabalho será desenvolvido pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs), instaladas na capital e interior do Estado. Hoje, essas unidades passam por uma reestruturação, mas algumas estão em plena atividade, a respeito das de Maceió, Atalaia, Pilar e Quebrangulo.
Duas estações meteorológicas também foram implantadas recentemente em Atalaia e Cajueiro e, dentro do planejamento traçado pela Semarh, as cidades de Pilar, Quebrangulo, Viçosa e Capela ainda serão contempladas com a instalação de pluviômetros digitais, via telefonia celular, ampliando a cobertura do monitoramento do tempo e do clima no Estado.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Semarh, as Comdecs e algumas secretarias municipais de Meio Ambiente. Os recursos para aquisição do material, na ordem de R$ 949.519,28, são oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), com contrapartida do Estado.
Para a diretora de Meteorologia da secretaria, Fabiana Carnaúba, a entrega dos equipamentos acontece numa hora apropriada, haja vista que as previsões apontam — de acordo com análises feitas na Reunião Climática de abril, sediada em Maceió — para uma quadra chuvosa com maiores índices de chuva nos próximos 20 anos em Alagoas.
“O monitoramento conjunto entre da Semarh e a Defesa Civil, como também o que já é feito pela Universidade Federal de Alagoas, pode prevenir catástrofes”, salientou a diretora.
A Semarh trabalha hoje com as previsões de tempo e clima, além de rodar modelos numéricos. Através do sistema Eumetsat, que envia imagens do Satélite Meteosat de 15 em 15 minutos, é possível que os técnicos da Secretaria verifiquem as condições de nebulosidade em todo o Estado.