A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu, nesta quinta-feira (12), um alerta de estado de atenção para todo o estado de Alagoas. O alerta indica a possibilidade de pancadas de chuva com intensidade moderada e que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos, além da incidência de raios. O aviso segue válido até esta sexta-feira (13), podendo se estender até o sábado (14).
De acordo com análises da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), a condição é resultado da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Oceano Atlântico e áreas continentais adjacentes à costa leste do Nordeste brasileiro. O cenário favorece a ocorrência de nebulosidade e de chuvas em Alagoas, com atenção especial para as regiões da Zona da Mata e Litoral.
Com a formação da nebulosidade, as ocorrências de rajadas de vento se tornam ainda mais favoráveis, aumentando o risco de destelhamento de imóveis, queda de árvores e placas que estejam mal fixadas. As pancadas de chuva podem provocar ainda alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana.
Quanto aos principais rios e bacias hidrográficas do estado, o acompanhamento segue contínuo e, até o momento, não há risco de elevação.
A Semarh segue monitorando o cenário de forma contínua, e novos avisos poderão ser emitidos caso haja intensificação das condições atuais. A previsão do tempo pode ser acompanhada no site oficial da secretaria: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.
Agência Alagoas
