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Sergipe

Semarh debate gestão dos resíduos sólidos com vereadores do Baixo São Francisco

Na manhã desta terça-feira, 22, ocorreu na Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória, às 9h, a segunda etapa do Seminário Estadual de Resíduos Sólidos, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo do seminário é discutir a implantação de um aterro sanitário com gestão para consócio público destinado aos 27 municípios do Baixo São Francisco.

O seminário, sediado em Nossa Senhora da Glória, reuniu os vereadores dos municípios de Porto da Folha, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco. Eles receberam orientações sobre o protocolo de intenções de criação dos consórcios, que lhes darão clareza com relação ao fato quando o projeto de lei chegar nas Câmaras Municipais para análise e aprovação.

Presente no evento, o superintendente de Qualidade e Educação Ambiental da Semarh, Licio Valério Lima, que coordena a implantação do aterro e consórcio público, esclareceu as duvidas de todos os presentes e destacou a importância da revitalização para as cidades.

“O problema do lixo não será administrado pela prefeitura e sim pelo consórcio que foi licitado. O Governo Federal, através do MMA, investiu recursos para esse acontecimento que hoje se transforma no marco histórico para o Estado, uma vez que Sergipe ainda não possui nenhum aterro sanitário em funcionamento”, comentou o coordenador.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a implantação do Sistema para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos vai reduzir o impacto no solo e na atmosfera e melhoria das condições de vida da população.

No mês de agosto ocorrerá, em Aracaju, um seminário com todos os 27 prefeitos do Baixo São Francisco para assinatura do consórcio. Representantes do Ministério do Meio Ambiente participarão do evento para assinar, junto com a Secretaria do Meio Ambiente e os prefeitos, o protocolo de intenções dos dois Sistemas para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O Projeto

Pelo projeto, serão construídos dois aterros sanitários na região do Baixo São Francisco, sendo um em Monte Alegre e outro em Propriá. Serão criados consórcios entre as prefeituras da região para implantação do Sistema para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Constará nesse sistema: um aterro sanitário convencionado, uma usina de compostagem, três galpões de triagem para coleta seletiva do lixo, seis pontos de entrega voluntária e uma usina de tratamento de resíduos da construção civil.

Interação

A população dos municípios também estará contribuindo para a gestão do lixo. O projeto vai iniciar com os carros de lixo passando pelas portas e recolhendo o lixo. A população será convidada, por meio de orientação ambiental, a separar cada tipo de lixo produzido em suas residências. Para que voluntários possam levar lixos de maiores portes, pontos de entrega também serão espalhados pela cidade.