×

Sergipe

Semarh da capital sergipana realiza Feira da Agricultura Familiar

Mais uma realização da Feira da Agricultura Familiar aconteceu na área do estacionamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), durante a manhã desta quinta-feira, 6. Segundo a coordenadora da A3P (Agenda Ambiental) em Sergipe, Larissa Mury, a feira encontra-se em sua quinta edição e tem como objetivo divulgar a importância dos produtos sem agrotóxico à população aracajuana.

“O projeto instiga melhoria na qualidade de vida do servidor (consumidor) em menção ao não consumo de agrotóxicos, que são normalmente encontrados nos alimentos. A feira além de criar espaços de comercialização para os pequenos produtores elimina atravessadores permitindo que o lucro da venda dos produtos fique, integralmente, com o agricultor familiar, contribuindo com as medidas de proteção ambiental, controlando e destinando a emissão dos resíduos produzidos”, afirmou.

Ainda de acordo com Larissa, a feira é realizada uma vez por mês sendo constituída por uma estratégia desenvolvida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando o fortalecimento da agricultura familiar no estado. “Vale lembrar ainda, a população e os frequentadores da feira, que a próxima edição será no dia nove de dezembro”, disse.

Gosto popular

Na feira, além da população e moradores do entorno encontrarem alimentos sustentáveis ela caiu no gosto popular dos servidores. A chefe de gabinete da Semarh, Ana Cunha, disse que fica ansiosa quando o dia da Feira da Agricultura Familiar se aproxima. “Hoje em dia estamos em busca de uma alimentação cada vez mais saudável, evitando as coisas envenenadas e os produtos industrializados. Quando temos a oportunidade de escolher alimentos para a nossa família, os quais são orgânicos, e que não tem agrotóxicos, sendo de uma fonte segura em que conhecemos os agricultores que plantam, acho importantíssimo a gente adotar essa postura de comprar esses alimentos. Acho que todo mundo deveria fazer isso”, avalia.

Já o auxiliar administrativo, Antônio Nunes, disse também ser um frequentador assíduo da Feira da Agricultura Familiar. “Aqui encontro uma variedades de alimentos saudáveis que talvez não encontraria em outros lugares. E toda vez que tem feira aqui no pátio da Semarh, tenha certeza que estarei aqui fazendo a minha feira, uma vez que a mesma atende todos os padrões de higienização. A Feira da Agricultura Familiar veio para ficar e caiu no gosto popular”, comentou.