Os municípios participantes dos Consórcios de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas estarão mobilizados, a partir da próxima terça-feira (22), para as Reuniões Públicas de Validação do Diagnóstico de Resíduos Sólidos. Além dos técnicos dos municípios, a sociedade civil organizada – ONGs e entidades de meio ambiente -, acadêmicos, catadores de materiais recicláveis e a população em geral poderão participar dos eventos que irão avaliar dados gerais referentes aos municípios.
De acordo com a gerente de Projetos e Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Elaine Melo, o diagnóstico de Resíduos Sólidos foi elaborado a partir de questionários respondidos pelos municípios, além de dados levantados pela empresa Floram Engenharia, responsável pela elaboração do Plano Estadual de Resíduos. 64 municípios forneceram os dados primários, que junto às informações obtidas através de fontes oficiais, como IBGE, Seplande, Semarh e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, fornecem a base para a elaboração do Panorama de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas.
Programação
As reuniões de validação irão ocorrer em um município de cada Regional e serão abertas ao público, que terá espaço para participação e construção do Diagnóstico de sua região. “A população tem que começar a se ver dentro da construção do Plano Estadual, pois tem responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos”, explica Elaine Melo. A programação começa no município de Boca da Mata (Regional Sul), e termina em Maragogi (Regional Norte).
O roteiro completo das reuniões e os locais estão assim definidos: dia 22, Região Sul, em Boca da Mata, às 8h, no Instituto Girassol, com a participação dos municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Brás, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Roteiro, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Teotonio Vilela, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Penedo.
Dia 23 – Reunião Pública da Região Agreste, em Arapiraca, às 8h, no CRIA – Centro de Referência Integrada de Arapiraca; municípios – Arapiraca, Traipu, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Igaci, Coité do Nóia, Taquarana, Maribondo, Belém, Tanque D´Arca, Palmeira dos Índios, Olho d´ Água Grande, Minador do Negrão, Quebrangulo e Estrela de Alagoas.
Dia 24 – Reunião Pública da Região Bacia Leiteira, em Batalha, às 8h, no Clube ABC. Municípios – Olho d´Água das Flores, Santana do Ipanema, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Belo Monte, Palestina, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olivença, Major Isidoro, Dois Riachos, Cacimbinhas, Jaramataia e Batalha.
No dia 25, Reunião Pública da Região Sertão, em Piranhas, às 8h, no Auditório Miguel Arcanjo. Municípios: Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Olho d´Água do Casado e Piranhas; dia 28 – Reunião Pública da Região Metropolitana, em Maceió, às 8h, no Sesc – Poço. Municípios: Maceió, Rio Largo, Messias, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte, Pilar, Paripueira e Marechal Deodoro. Dia 29, Reunião Pública da Região Zona da Mata, em Viçosa, às 8h, no Centro de Formação Pimentel Amorim. Municípios: União dos Palmares, Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici, Capela, Cajueiro, Atalaia, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Viçosa e Chã Preta.
O roteiro se completa no dia 30 com a Reunião Pública da Região Norte, em Maragogi, às 8h, no Hotel Praia Dourada, com os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedra, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Jundiá, Novo Lino, Colonia Leopoldina, Campestre e Jacuípe.
