Estudantes, professores, e técnicos ambientais participaram, na manhã desta sexta feira, 2, da apresentação do programa ‘Águas de Sergipe’, em Itabaiana, região Agreste do estado. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, onde o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas detalhou as obras que serão realizadas na região.
O ‘Águas de Sergipe’ é um programa criado para melhorar a qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (BHRS) através do fortalecimento institucional do estado, melhorando as práticas de manejo do solo e a qualidade da água na Bacia. É fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial (Bird) no valor de US$ 70,275 que possibilitará a execução de mais de 80 ações, como a de Itabaiana.
“Serão obras de esgotamento sanitário em várias ruas e uma estação elevatória. Para essa região, o mais interessante é que, com o tratamento do esgoto, daremos um grande passo para a despoluição do Rio Jacarecica, afluente do Rio Sergipe, que deságua no Açude da Marcela. O açude está em uma situação caótica e sua revitalização é de suma importância para a cidade”, explicou o secretário.
Quem comemorou a notícia foi a aluna Alécia Oliveira, de 15 anos, estudante do Colégio Doutor César Leite. “Fiquei muito feliz em saber dessa notícia, vai melhorar muito não jogar o esgoto no açude da Marcela. Além disso, a informação de que a cidade não será mais alagada nas chuvas também é importante, porque tem gente que chega a perder a casa com as enchentes”, disse.
“Nunca na história de Itabaiana se fez um investimento dessa envergadura, para resolver um problema que se arrasta há décadas, ainda gerando emprego e renda. Está de parabéns o Governo do Estado e a Semarh por estas obras. Estes investimentos vão mudar a cara de Itabaiana”, parabenizou o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha.
“A economia de água com o novo sistema é de 63%. Isso é importante para que a gente possa garantir o abastecimento de água para os itabaianenses no futuro. Os investimentos são de 17 milhões de reais nos perímetros irrigados na Ribeira e no Jacarecica”, comemorou João Quintiliano, diretor da Cohidro.
“A rede de esgoto e drenagem de Itabaiana, é um sonho para essa cidade. Quero ver o Açude da Marcela, um dia, ser um parque aquático. Essa é uma oportunidade ímpar que estamos recebendo”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo.
Participaram do evento, Everton Teixeira, coordenador do projeto Águas de Sergipe, a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Vera Cardoso, Marcelo Monteiro, representando a Deso, o superintendente do Consórcio Sanitário Agreste Sergipano, Caio Marcelo Valença, o presidente da Câmara de Itabaiana, José Roberto, o presidente da Câmara de Vereadores de Frei Paulo, Vanaldo, o vereador por Itabaiana Olivério Chagas, professores e alunos do Colégio Municipal César Leite.
