Dos quase 40 bairros da capital, a Prefeitura de Aracaju esteve trabalhando durante esta semana em cerca de 30 deles, o que significa uma atuação em cerca de 80% do território e alcançando milhares de aracajuanos. Nem mesmo as fortes chuvas que caíram nas últimas horas interromperam as ações e serviços desenvolvidos pelas equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Desde aos bairros fronteiriços da Zona Norte até a extensa faixa de terra que faz parte da Zona de Expansão, a PMA levou algum tipo de beneficio.
Já na segunda-feira, 4, por exemplo, as equipes de pavimentação da empresa municipal davam sequência ao Rondando no Macio na avenida Dr. José Tomaz Nabuco D'Ávila, mais conhecida como Canal 5, localizada no conjunto Augusto Franco. Ainda na segunda, a rede de drenagem dos bairros 18 do Forte, Cirurgia, Inácio Barbosa, Getimana, Palestina, Pereira Lobo e Zona de Expansão recebeu manutenção, recuperação, assentamento de tampas de bueiro e bocas-de-lobo e confecção de muro de gibão. Tudo isso para suportar a vazão das águas pluviais e não causar alagamentos.
A operação tapa-buraco nesta semana também teve prosseguimento e alcançou novas vias públicas. Foram quase 30 ruas espalhadas pelo Centro e nos bairros Capucho, Cidade Nova, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, Jabutiana, Jardins, Ponto Novo, Santa Maria, Santos Dumont, São Conrado, São José, Siqueira Campos, Mosqueiro e Suíssa.
Zona de Expansão
O trabalho de urbanização, saneamento e infraestrutura, executado em diversas áreas da Zona de Expansão de Aracaju (ZEA) também foi notado pelos moradores da região durante a semana. Diversas ruas do complexo residencial foram atendidas com ações de patrolamento, terraplenagem, manutenção da rede de drenagem e tapa-buraco. Com isso, os quase 30 mil habitantes da área, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), puderam conformar o compromisso da atual gestão em investir em toda a Zona de Expansão.
Manutenção da rede de drenagem
Umas das grandes prioridades do governo municipal tem sido a constante manutenção das galerias de águas pluviais. Cotidianamente cerca de 15 equipes são distribuídas pelos bairros e, através de medidas preventivas, evitam pontos de alagamentos em período de maior incidência pluviométrica. Com chuvas intensas que caíram a partir da madrugada da quinta-feira, 7, foram planejadas e executadas ações emergenciais nas áreas mais suscetíveis. Equipes técnicas da empresa municipal também ficaram alertas para ocorrências mais graves. No entanto, não houve deslizamento, alagamentos de áreas residenciais e a rede de drenagem suportou moderadamente bem a vazão das águas.
Trabalho é fruto do diálogo com a população
De acordo com a presidente da Emurb, Socorro Cacho, todo o trabalho da Prefeitura é tecnicamente planejado e socialmente focado no bem-estar da população. “O significativo aumento da presença do poder público em todas as regiões da capital é resultado de um perfil administrativo que marca a gestão do prefeito João Alves, que tem mantido um diálogo aberto e frequente com os aracajuanos. Quando as demandas nos chegam aqui na Emurb, imediatamente buscamos estudar caso a caso e dar os encaminhamentos necessários, sempre embasados em estudos técnicos”, explica a engenheira.
