×

Maceió

Semana Santa: Vigilância Sanitária da capital inicia fiscalização

Com a proximidade da Semana Santa, período quando aumenta o consumo de pescados e crustáceos, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) iniciou as fiscalizações nas balanças e mercados públicos que comercializam esses produtos. Antes da compra, a orientação é que os consumidores observem as condições de higiene dos pescados, manipuladores e dos locais de venda.

A coordenadora da Inspetoria de Alimentos da Visa, Elizete Cavalcante, destaca que a equipe está realizando o trabalho de orientação aos comerciantes, destacando a forma correta de armazenamento e exposição dos pescados, destacando os cuidados em relação a higiene do equipamentos e do estabelecimento em geral. “Todos os pescados são extremamente perecíveis e caso são sejam armazenados adequadamente, por exemplo, pode ocorrer uma proliferação bacteriana e causar situação de risco à saúde “, explicou ela, acrescentando que o uso de fardamentos pelos comerciantes é outro item exigido.

Cuidados

Para ajudar a população na aquisição do pescado seguro para o consumo, Jadna Moreira, nutricionista da Vigilância Sanitária, elencou o que deve ser observado. “O pescado tem que estar totalmente congelado ou fresco, acondicionado em gelo. Nos peixes, devemos prestar atenção se as escamas estão brilhantes e bem aderentes à pele, as guelras têm que ser róseas ou vermelhas e com a carne firme. No camarão, o aspecto geral precisa ser brilhante e carapaça bem aderente ao corpo”, citou, acrescentando que para os mariscos, os consumidores precisam atentar para a coloração e evitar adquirir aqueles com corante amarelo.

A população pode ajudar no trabalho desenvolvido pela Vigilância, denunciando qualquer suspeita de risco à saúde. O telefone do Disque Denúncia é 3315-5241.