A Semana Nacional de Conciliação do Judiciário estadual alagoano atendeu mais de sete mil pessoas. A iniciativa encerrada na última sexta-feira, 03, teve início na segunda-feira (29) e foi realizada em 53 unidades judiciárias da Capital e do interior. A ação homologou mais de 900 acordos, totalizando mais de R$ 3 milhões em negociações.
“Essa foi uma ação muito válida para o Judiciário e para a população, que teve a oportunidade de resolver seus conflitos de forma prática e por meio da conciliação. Os advogados e as partes foram muitos receptivos, o que contribui para consolidar a prática do acordo no Judiciário alagoano”, destacou a juíza coordenadora da Central de Conciliação da Capital, Fátima Pirauá.
O tema escolhido para 2010 foi “Conciliando a gente se entende”. Em Alagoas, servidores do Judiciário, magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e advogados participaram da mobilização. A novidade para esta edição foi a participação da equipe estadual do Programa Integrar, responsável pela triagem e distribuição dos processos.
A Semana Nacional da Conciliação foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mobilizou todo o Judiciário brasileiro em torno do incentivo à conciliação como instrumento de pacificação de conflitos. Em Alagoas, a Semana foi aberta conjuntamente pelo TJ/AL, Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e Seção da Justiça Federal, em solenidade no Fórum de Maceió