Neste ano, a Semana Nacional da Mata Atlântica será realizada em Curitiba, de 25 a 27 de maio. Na programação, temas como o Ano Internacional das Florestas, os 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e os 40 anos do programa Homem e Biosfera, da UNESCO (Man and the Biosphere).
Durante toda a semana, serão discutidas políticas públicas de conservação e recuperação da Mata Atlântica e a articulação entre os distintos níveis do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil em ações de proteção da ecorregião.
Na abertura do evento, às 11h, o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, preside o debate “Políticas públicas pela conservação e recuperação da Mata Atlântica no âmbito federal, estadual e municipal”. O secretário do Meio Ambiente do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, e representantes de instituições municipais e de organizações não-governamentais também participam.
No mesmo dia, às 19h, haverá a abertura da Feira de Experiências e Iniciativas de Conservação da Mata Atlântica, com exposições, painéis, cartazes e pôsteres. O primeiro dia será encerrado com o lançamento de publicações de diversas instituições sobre a Mata Atlântica.