A Prefeitura de Penedo em parceria com o Núcleo de Promoção à Saúde está realizando a Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas. A campanha teve início na última segunda-feira, 25 de junho, com a realização de uma blitz em frente à sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), localizada na Avenida Getúlio Vargas.
Dando prosseguimento ao evento, nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de junho, respectivamente, serão ofertadas aos alunos dos Colégios Estaduais Comendador José da Silva Peixoto, Alcides Andrade e Gabino Besouro, palestras e oficinas, referentes ao tema. Já na quinta-feira, 28, finalizando o evento, será realizada uma Audiência Pública, que contará com a presença de representantes do poder judiciário e de outros segmentos da sociedade.
De acordo com a Coordenadora de Promoção à Paz e Combate às Drogas da SEMTHAS, Luciene Caetano, serão realizadas durante a semana, atividades com o propósito de conscientizar a população sobre a necessidade de realizar a prevenção ao uso de drogas, pois esse é um dos fatores que levam ao aumento da violência na sociedade. “Penedo precisa se mobilizar contra as drogas e o uso abusivo de álcool, pois muitos jovens estão morrendo por conta disso”, afirmou.
Luciene Caetano citou em entrevista a parceria com o Governo do Estado para a internação de dependentes químicos em comunidades terapêuticas, como forma de combate a esse mal, que causa dor e sofrimento a muitas famílias, principalmente por conta do crack, que causa dependência química, já em seu primeiro uso.
Helena Porto, técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e responsável pelas palestras que serão proferidas nas escolas, afirmou ser importante a prevenção da violência, somada à disseminação de uma cultura de paz na sociedade.