Evento vai proporcionar a socialização dos trabalhos realizados por alunos
Organizada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a I Semana Literária do Cepa (Selipa) será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro com uma programação diversificada. A abertura acontece na segunda-feira (2), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), a partir das 14h.
A Semana Literária contempla várias vertentes para incentivar a comunidade escolar a despertar o interesse pela cultura literária. O evento cultural vai contar com a apresentação de produção textual e reinauguração das bibliotecas das onze escolas participantes.
Durante a cerimônia de abertura, haverá a apresentação do coral Tom Jovem, da Escola Estadual Moreira e Silva com apresentação da “Aquarela de Vinícius”, em homenagem ao centenário do poeta Vinícius de Moraes, além de uma demonstração do musical “O Fantasma da Ópera”, organizado pelo Grupo Desarte.
Já os alunos da escola José Correia da Silva Titara contemplam os participantes com apresentação de musical da personagem de Monteiro Lobato do Sítio do Picapau Amarelo, a boneca Emília, e o “Fantoche Vivo”, que também faz alusão a obras do autor.
Ainda na próxima segunda-feira, o grupo teatral do Cepa, Trupe do Linda, apresenta duas produções teatrais: “Escravidão em Alagoas”, baseada na obra de Félix Lima Júnior, e “Pai Contra Mãe”, que representa alguns dos contos do escritor Machado de Assis. Ambas organizadas e comandadas pelo diretor Mauro Braga. Nos dias 3 e 4 de dezembro, as mesmas produções serão apresentadas aos alunos, também no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Cada escola enviará 100 alunos para prestigiar as duas peças.
Também no dia 4, de 8h ás 11h, e de 14h às 17h, os alunos farão a apresentação de suas produções textuais exitosas nas salas do Titara. Entre elas, contos e recontos, poesias e histórias em quadrinhos. A semana cultural será encerrada com reinauguração das bibliotecas das onze escolas envolvidas com o momento.
“O momento cultural é bastante significativo e os alunos estão realmente envolvidos. Eles poderão despertar para o que o teatro oferece de melhor, já que muitos deles se identificam, além de representar um eixo importante da cultura”, disse o chefe da Unidade de Apoio Pedagógico da 15ª CRE, Marcos Afonso.
Além disso, a Semana Literária oferece a chance de socialização de trabalhos de alunos de uma escola para a outra, proporcionando várias vertentes de integração, por meio da apresentação de produção textual dos alunos. Segundo ele, o conhecimento que pode ser adquirido no evento pode ser repassado e representa uma ótima influência na formação dos alunos, que compartilharão e vivenciarão experiências de redação, escrita, interpretação e oralidade.
Parcerias
A Selipa conta com parceria do Logitec Alagoas, da FTD, da Assessoria de Comunicação da SEE e com o engajamento de todos os servidores da 15ª CRE, além da participação ativa de todas as escolas do Cepa, abrangidas pela 15ª. O Núcleo de Artes do Cepa também foi parceiro na cessão da decoração dos ambientes.
