A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio ambiente (Sempma) deu inicio nesta terça-feira (14) às reuniões que irão definir as atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontecem no mês de junho. Uma das metas principais da pasta é o plantio de 5 mil mudas de árvores nativas na parte alta da cidade, com a participação da população e escolas da rede pública e privada.
Participaram da reunião, além do secretário da pasta, David Maia, a coordenadora de Educação Ambiental, Marina Morais, Ismar Macário, do mesmo setor, e o coordenador de Parques e Jardins, José Rubens. Outros integrantes da Sempma estão envolvidos diretamente com o projeto.
A programação vai se estender durante toda a primeira semana do mês de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5, uma sexta-feira. A Sempma pretende abrir a semana com uma grande atividade no Parque Municipal. Outro ponto da proposta é abrir o circulo de palestras, atividade esta que contará com a participação de órgãos ligados ao meio ambiente do Estado, como: o Instituto do Meio Ambiente – IMA – e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh.
Outro ponto que será lançado no calendário das atividades é o Selo Verde, uma representatividade para indústrias, empresas, serviços e cidadãos que buscam práticas sustentáveis em Maceió. A confecção do selo está sendo estudada pela Sempma e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Uma das propostas apresentadas é inserir a participação de faculdades e universidades em Alagoas que contemplem cursos de publicidade e propaganda e design para disputar a criação do Selo Verde. O ganhador, ou ganhadores, será recompensado com o marketing da confecção e com possível prêmio.
O trabalho de educação ambiental em uma das grotas de Maceió sobre o descarte irregular de lixo nas encostas e nos córregos também deverá entrar nos trabalhos desenvolvidos na semana alusiva ao tema. Nas próximas semanas, a Sempma deverá comunicar a criação do Selo Verde e a programação oficial. No círculo de palestras, a pasta municipal deve convidar um ambientalista de renome nacional para debater os assuntos.
