A Prefeitura de Maceió realiza, de 26 de novembro a 2 de dezembro, a quarta edição da Semana do Bebê. A ação é uma estratégia de mobilização social, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que trata da importância da atenção à Primeira Infância, período de vida fundamental para o desenvolvimento humano saudável.
Durante toda a semana, acontecerão várias ações nas cinco regiões prioritárias apontadas pela Plataforma de Centros Urbanos, envolvendo as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, além de outros parceiros.
Abrindo a Semana do Bebê, o prefeito Rui Palmeira irá entregar simbolicamente a chave da cidade para o primeiro bebê nascido no dia 26. A ação acontecerá às 8h na maternidade da capital onde a criança nasceu e tem o objetivo de chamar a atenção para a importância com a saúde dos recém-nascidos.
Em seguida, as atividades da Semana do Bebê contam o 1º Diálogo Temático Intersetorial sobre Promoção dos Direitos da Primeira Infância, quando representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, junto com a sociedade civil organizada, vão discutir os direitos da primeira infância. Serão dois dias de apresentações culturais, de reafirmação das garantias legais e de formulação de propostas para assegurar a proteção da criança em seus primeiros anos de vida. O evento acontece no auditório da OAB Alagoas, localizado no bairro de Jacarecica.
Paralelo ao diálogo, haverá ações socioeducativas, socioassistenciais e de saúde nos equipamentos públicos do Município de Maceió, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades de saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) durante todo o dia. Para saber a programação completa clique aqui.
Ainda na programação que trata da importância da atenção à primeira infância, no dia 28, de 8h às 13, acontecerá uma ação de cidadania para crianças do Terreiro Ylê Axé Ofã Omim. As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde, o Instituto Nossa Senhora de Fátima e a Associação Pestalozzi de Maceió estarão na Federação dos Cultos Umbandistas do Estado de Alagoas, na Ponta Grossa, para reafirmar o compromisso com a proteção constitucional integral e prioritária à criança. A Vara da Infância e Juventude e o Núcleo de Promoção da Filiação do Tribunal de Justiça participam das atividades.
“A Semana do Bebê é uma semana instituída pelo Unicef que faz com que todos os atores envolvidos com a política pública da primeira infância se façam mais presentes em todos os locais onde, prioritariamente, esse público é mais vulnerável. Então, Prefeitura, Judiciário e outros órgãos de entidades civis se unem em prol da primeira infância. Este ano nós temos como novidade a interação maior de terreiros de matrizes africana, onde algumas crianças que estão com os direitos violados vão ser contempladas com ações do CadÚnico, com ações estruturantes para a sua vida e sua cidadania”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió e articuladora da Plataforma de Centros Urbanos do Unicef (PCU), Celiany Rocha.
