Marcelo Firmino falou sober a comunicação
O papel da comunicação nas ações emergenciais foi um dos temas do segundo dia de programação da 3ª Semana de Prevenção e Apoio à Redução de Desastres (Separd). O evento é uma realização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e termina nesta sexta-feira, no auditório da Prefeitura, em Jaraguá.
A palestra foi realizada pelo jornalista Marcelo Firmino, secretário de Comunicação de Maceió, que destacou que a comunicação não pode dar vazão apenas à vaidade do gestor público.
“Ela deve focar a gestão; a administração como um todo. Porque, se assim não for, há a possibilidade de se estar cometendo crime de responsabilidade”, afirmou o secretário, alertando que entidades como o Ministério Público estão vigilantes quanto a isso, e atentando para a questão da impessoalidade na comunicação oficial.
O secretário também falou sobre regras de bom relacionamento com a imprensa e os desafios para manter a boa imagem da instituição junto à sociedade. “É preciso responder rápido aos casos negativos”, disse.
Mas o segundo dia da Separd não discutiu apenas Comunicação. As obras e os investimentos nas áreas de risco de Maceió também foram debatidos pelos secretários de Infraestrutura, Mosart Amaral, e de Controle do Convívio Urbano, Ivã Vilela.
Segundo Mosart Amaral, o prefeito Cícero Almeida deve ir a Brasília na próxima semana para firmar convênio com o Ministério das Cidades no valor de R$ 10 milhões. “Todo o dinheiro será investido em obras de pavimentação e drenagem na capital”, adiantou o secretário, enquanto realizava a palestra sobre projetos e investimentos nas áreas de risco.
No total, Maceió vai receber R$ 56 milhões para serem investidos pelos próximos 10 anos. O dinheiro será liberado gradativamente, à medida que os projetos forem entregues ao ministério, em Brasília.
Já o superintendente da SMCCU falou da dificuldade na fiscalização da lei, principalmente a que se refere à ocupação desordenada de terrenos na capital. Na avaliação de Ivã Vilela, as pessoas mais instruídas são as que mais cometem irregularidades.
A Comdec vai aproveitar a realização do evento para entregar, no último dia da programação, o diploma “Amigo da Defesa Civil de Maceió”, que vai homenagear as pessoas que mais contribuíram com o trabalho da Defesa Civil na capital.
