Começou nesta quinta, 14, a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, realizada pela Associação Brasileira de Enfermagem de Alagoas, que conta com parceria de diversas instituições de ensino e empresas do setor de saúde. O evento acontece no auditório da Escola de Enfermagem e Farmacia (Esenfar), no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.
Antes da abertura oficial do evento, as Matilda Baracat, de Enfermagem, e Elza Marculino, de Biologia, ambas da Seune, fizeram uma dinâmica Autocuidado do cuidador, para exercitar o corpo com atividades de alongamento para evitar dores provenientes do desgaste durante o trabalho. “É importante não deixar o corpo sedentário, então fazemos o corpo acordar com alegria com o alongamento”, comentou Baracat.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, foi a palestrante da primeira atividade acadêmica do evento. Com o tema A enfermagem em defesa do Serviço Único de Saúde (SUS), a presidente destacou que, apesar de o SUS ter avanços relevantes em alguns setores, outras áreas acabam retrocedendo. “Para termos um serviço público de saúde de qualidade, precisamos de mais engajamento político para fortalecermos a estrutura do serviço para não dependermos de ações pontuais”, reforçou.
Ainda segundo a presidente do CNS, o papel do enfermeiro é importante para a melhoria do SUS. “Temos que estimular o debate entre os profissionais e a população para evitar a redução na qualidade dos serviços”, ressaltou Maria do Socorro.
Programação
As atividades da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem acontecem até sábado, 16, no prédio da Esenfar na Ufal. Estão agendadas palestras, oficinas, minicursos e debates com foco no SUS e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem.
