Discutir o Regime Próprio de Previdência Social, em busca de uma gestão mais eficiente e disseminar o conhecimento sobre questões previdenciárias será o objetivo da I Semana Municipal de Educação Previdenciária, promovida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió- IPREV. Durante três dias, o Instituto irá reunir servidores, técnicos, gestores de recursos humanos, representantes de sindicatos e associações para compartilhar informações e promover uma troca de ideias.
O evento ocorrerá de 04 a 06 de agosto, e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) por meio de sua diretoria de Recursos Humanos e Escola de Governo.
“A ideia do evento é disseminar a cultura previdenciária, discutir as atuais as mudanças na legislação, propor a otimização do fluxo de processos no Iprev, e a integração com os demais órgãos, objetivando uma maior celeridade no trâmite dos processos de concessão e revisão de benefícios previdenciários”, esclarece Fabiana Toledo, diretora-presidente do Iprev.
No primeiro dia os temas serão abordados com os servidores do Instituto trará assuntos como a Lei Municipal nº 5.828/2009, otimização do fluxo para implantação dos benefícios previdenciários, análise prática quando do deferimento dos processos referentes aos benefícios previdenciários concedidos e de revisão.
“Queremos um momento onde todos participem, troquem ideias. Serão feitas análises, sugestões e críticas quanto aos atuais processos de concessão e revisão de benefícios. A grande questão é: o que pode ser melhorado? Esse será sempre nosso principal objetivo, melhorar o trabalho para que nosso segurado conte sempre com um serviço eficiente e de qualidade, além de garantir que nossos servidores realizem suas atividades com recursos apropriados”, ressalta Fabiana.
No segundo dia teremos a realização do “I Seminário sobre Regime Próprio de Previdência Social”. O evento será direcionado aos servidores responsáveis pelos recursos humanos dos órgãos da administração Direta e Indireta do poder executivo, servidores do Iprev, representantes da Junta Médica Oficial, assim como os da Câmara Municipal de Maceió e dos sindicatos e associações que representam os segurados do Instituto. O seminário será realizado na Escola de Governo do Município, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos da Semarhp.
Segundo a Diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Nilse de Lima, esse encontro é de fundamental importância para os profissionais de Recursos Humanos, uma vez que são eles os responsáveis pela vida institucional do servidor. “O futuro de todo servidor público é a previdência, então temos que olhar com carinho e entender bem sobre o Regime Próprio de Previdência Social. Isso ajudará aos RHs das secretarias a instruir de maneira correta a ficha funcional e os documentos necessários para quando chegar a hora desses servidores se aposentarem”, destacou.
Para Fabiana Toledo, disseminar a cultura previdenciária é primordial no trabalho desenvolvido pelo Iprev. “Vamos discutir os temas que hoje são mais questionados pelos segurados do nosso Regime. A transparência é efetiva na nossa gestão e nosso papel é estar junto dos servidores”.
No terceiro dia da I Semana municipal de educação previdenciária, a ação acontecerá durante a 3ª Reunião do Conselho de Administração do Iprev, e será voltada aos membros dos conselhos Administrativo e Fiscal do Iprev – Maceió. Serão tratados assuntos pertinentes ao Regime Próprio de Previdência Social, equilíbrio atuarial e financeiro, assim como na oportunidade será realizada a eleição do Comitê de Investimento.
“Ao fim desses três dias intensos de trabalho, informações e troca de ideias, nossa expectativa é de que possamos desenvolver um trabalho ainda melhor, focado na humanização, com celeridade dos processos e total transparência na gestão. Para isso, a integração com nossos parceiros, sejam eles nossos colaboradores, servidores municipais, ou agentes externos, é primordial”, destacou a presidente do Iprev.
