×

Alagoas

Semana de Ciência e Tecnologia tem início com atividades para crianças

Comunidade do Vergel do Lago participou de oficinas, brincadeiras e jogos sobre a matemática

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Alagoas começou cheia de conhecimento e alegria. Mais de 50 crianças do Instituto Servir, da comunidade do Vergel do Lago, participaram, nesta segunda-feira (23) de oficinas, brincadeiras e jogos que retrataram o universo da matemática. Essas atividades fizeram parte do Eixo I que faz uma homenagem ao matemático alagoano Benedito Moraes.

O pequeno Iverton Gabriel, 9 anos, disse que adorou participar de todas as atividades e que gosta muito de matemática, inclusive, ajuda a mãe na hora de contabilizar as finanças da casa. “Gostei muito de tudo que eu fiz hoje. Aprender brincando é muito bom. Eu adoro fazer contas e ajudo a minha mãe todo dia a contar o dinheiro que ela ganha como vendedora”, afirmou o pequeno.

Quem também esteve presente nas ações foram os representantes do projeto “Manda Ver”, que já atua na comunidade do Vergel do Lago desde 2015, realizando atividades lúdicas e atendimento psicológico para o público infantil, juvenil e adulto.

“O projeto teve início após eu vencer a minha vida difícil na comunidade. Nasci e me criei aqui no Vergel, cometi atos ilícitos, mas dei a volta por cima e há três anos realizo trabalhos como esse junto com 13 voluntários. Sinto-me feliz e realizado”, disse Carlos Jorge, coordenador do projeto.

A SNCT em Alagoas é uma iniciativa do Comitê Gestor formado por 38 instituições entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo e sociedade civil, sob coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As ações seguem até o dia 29 de outubro (domingo) e está disponível no site.

Este ano, o tema central é A Matemática está em tudo, que traz uma reflexão sobre a aplicabilidade dessa ciência em várias áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura e até a medicina, mostrando que a matemática está presente em diversas situações do cotidiano.

Sobre o matemático homenageado (Benedito Moares)

Alagoano formado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Estudou no Colégio Liceu Alagoano nos ensinos de 1º e 2º graus. Aos 17 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde continuou seus estudos e serviu ao Exército Brasileiro. Tempos depois, regressou a terra natal e começou a lecionar Português e Matemática em sua residência para uma pequena quantidade de alunos, após algum tempo lecionando aumentou o número de alunos e se espalhou a fama de um excelente professor, transformando a sua casa em escola.