Brincar, conhecer, participar. Esta foi a tônica da Semana da Criança Ambiental, que reuniu crianças com necessidades especiais de instituições alagoanas e foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Corpo de Bombeiros.
O projeto foi realizado no Centro de Educação Ambiental Paulo Ramalho Pedrosa, na sede do Ibama. Durante toda a semana, crianças da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (Apala) e Sociedade Pestalozzi tiveram a chance de aprender a fazer brinquedos com material reciclado, conhecer as formas de ajudar a preservar o meio ambiente e brincar com uma série de jogos educativos.
De acordo com Rozângela de Sá, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, além do trabalho de inclusão social das crianças, a equipe desenvolveu atividades de consciência ambiental, alertando quanto ao tráfico de animais e reciclagem de lixo.
“Os bombeiros também contribuíram com simulações de salvamento por picadas de abelhas, resgates de animais e auxílio na diversão, como na descida da tirolesa. A parceria com o IMA e as demais entidades foi fundamental para a concretização desse projeto”, ressaltou Rozângela.
