Palestras, peixamento, visitas e passeio de Barco-Escola são algumas das ações
A preocupação com o uso da água precisa ser diária, no entanto, durante três dias, órgãos que tratam da gestão de um recurso tão importante para o desenvolvimento humano intensificam as ações em busca de orientar a população sobre o consumo consciente.
Com uma vasta programação, será realizada a “Semana da Agua” em Penedo. O evento começa a partir da próxima quarta (22) data em que é comemorado o Dia da Água, e se estende até o dia 24.
A abertura das ações será a partir das 8h30min no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Em seguida, às 9h, haverá a palestra “Preservando a água, uma lição que começa de casa”, com o diretor interino do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Francisco Guerra. Às 10h, a professora do Ifal, Aline Alves abordará o esgotamento sanitário como ferramenta de manutenção dos recursos hídricos.
No dia 23, a partir das 8h, acontecerá uma visita as nascentes do povoado Tabuleiro dos Negros. Já às 10h, haverá plantio de mudas nativas nas nascentes.
Encerrando as ações, às 8h do dia 24 um peixamento será realizado no “Velho Chico” com o objetivo de aumentar a quantidade e a variabilidade de espécies nativas. O projeto “Observando os Rios” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também fará parte da programação. Já às 10h, o Barco-Escola do IMA oferecerá um passeio pelas águas do São Francisco, abordando a preservação ambiental. Durante toda manhã do dia 24, o IMA entregará mudas de plantas e baterá um bate-papo com a população ribeirinha.
A ação é uma parceria entre o SAAE, Prefeitura de Penedo, Ifal, Ufal, IMA, BPA, Codevasf e CBHSF.
