A Semana Alagoana de Astronomia começa nesta segunda-feira, 29, e até o sábado, 4, a sociedade alagoana pode participar de atividades que mexem com o imaginário popular. Durante os dias, os interessados podem realizar atividades que motivem o estudo da astronomia, em especial, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima, que fica no Cepa.
De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, a Semana Alagoana de Astronomia é comemorada em vários estados do Brasil no início do mês de dezembro, pois no dia 2 é o aniversário de D. Pedro II, monarca brasileiro que apoiou e estimulou a prática da ciência, em especial da Astronomia, em nosso país.
Programação – As atividades começam a partir das 19h se estendem até às 22h. A exposição Paisagens Cósmicas é aberta, além da observação do céu com telescópios. Na terça-feira, 30, no mesmo horário, acontece a palestra “Podcast Astroshow”, com o professor Luiz Lima do Nascimento.
Na quarta-feira, 1º, das 19h às 22h, os visitantes podem conferir a exposição Paisagens Cósmicas e fazer observação do céu com telescópios. Na quinta-feira, 2, das 9h às 12h, é realizada uma oficina de Planisfério e Constelário, além de apresentações do Planetário. À tarde, das 14h às 17h, acontece a exibição do vídeo de ‘Olho no Céu’ e lançamento de foguetes de garrafa Pet. Ainda durante a quinta-feira, das 19h30 às 22h, será realizada a palestra “D. Pedro II, o príncipe filósofo e Astronomia no Brasil”. A palestra será ministrada por Kizzy Alves Resende.
Na sexta-feira, 3, das 9h às 12h, acontece a apresentação de trabalhos do Programa de Iniciação Científica em Astronomia – IniCiA. À tarde, das 14h às 17h, é feita a exibição do vídeo “Um Pálido Ponto Azul”. À noite, das 19h30 às 22h, realiza a palestra “Exoplanetas e a possibilidade de vida extraterrestre”, que será ministrada por Romualdo Arthur Alencar Caldas.
No sábado, das 9h às 12h, a exposição Paisagens Cósmicas retorna e o visitante pode ver o filme “Contato”, de Carl Sagan. À tarde, das 14h às 17h, exibição do vídeo “Constelações”. À noite, das 19h30 às 22h, é a vez da palestra “Um ano de atividades do Observatório Astronômico Genival Leite Lima”, pelo professor Adriano Aubert Silva Barros.
Adriano acrescenta ainda que Semana Alagoana de Astronomia conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti-AL).